(47) 99709-4381

NO AR

Radio Porto Belo

radioportobelo.com.br

Cidade

CONFIRA Veja se você tem direito a desconto na conta de luz

Quase 8 milhões de pessoas deixam de usar o benefício da Tarifa Social

Publicada em 30/03/24 às 14:42h - 11 visualizações

por Hora Porto Belo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Hora Porto Belo )

Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quase oito milhões de famílias de baixa renda não utilizam o direito de pagar a conta de luz com desconto. No total de 24,9 milhões de famílias aptas a receber a Tarifa Social de Energia Elétrica (Tsee), apenas 17,05 milhões recebem o benefício.

Esses dados são referentes a fevereiro de 2024. Hoje, a tarifa social é concedida automaticamente para famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No entanto, segundo o SBT News, caso a família atenda o requisito de ter renda per capta familiar de meio salário mínimo e ainda não esteja no CadÚnico, é recomendado fazer o requerimento do benefício nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Estados

Os estados onde o desconto na conta de luz é, proporcionalmente, mais usado pelas famílias com esse direito são Ceará (87,2% das famílias aptas a receber o benefício o utilizam), Paraíba (79,9% das famílias usam), e Alagoas (79,5%). Os estados com menor utilização são Amazonas (apenas 32,7% das famílias aptas usam), seguido do Distrito Federal (38,9%), e Santa Catarina (42,3%).

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada em 2002. Para garantir o benefício, as famílias necessitam cumprir requisitos, como a inscrição CadÚnico e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

A medida também é estendida às famílias com renda mensal de até três salários mínimos que tenham pessoa com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla), em que o tratamento necessite de aparelhos que consumam energia elétrica. Podem ainda solicitar o desconto idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Baixa renda

As famílias enquadradas na subclasse baixa renda com consumo de até 30 kWh mês pagam 65% a menos na conta de luz. A segunda faixa de desconto é de 40% e é aplicada a quem consome de 31 kWh até 100 kWh mês. A terceira faixa de desconto é de 101 kWh até 220 kWh mensais, cujo abatimento é de 10%.

Indígenas e quilombolas

Para famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único, as condições são diferentes: até 50 kWh mês, a conta de energia tem desconto de 100%. Para a faixa de consumo de 51 kWh a 100 kWh mês, o desconto é de 40%. O abatimento é de 10% para a faixa de consumo de 101 kWh a 220 kWh mês.

Com informações de SBT News




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Se as Eleições fossem hoje em quem você votaria?

 Ciro Gomes
 Lula
 Marina Silva
 Michele Bolsonaro
 Tarcisio







.

LIGUE E PARTICIPE

(47) 99709 4381

Visitas: 5823
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Radio Porto Belo
Converse conosco pelo Whatsapp!